Dermatologistas o têm uma ampla experiência. Além de alguns anos após se formar em medicina, ele também foi aprovado pelo exame dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e está morando ou se especializando na área.
Além disso, apenas os médicos que concluíram a residência médica e os que passaram no exame profissional podem solicitar um registro de qualificação de especialista (RQE). O registro prova que ele é especialista em um determinado assunto. Ao se registrar, você pode determinar que é um especialista nesse campo.
Infelizmente, nem todos os profissionais que se autodenominam dermatologistas são especialistas na área. Existem cursos de pós-graduação lato sensu nos fins de semana, apenas 360 horas, o que corresponde a 4% do tempo de estudo do dermatologista. O MEC (Ministério da Educação) reconhece esse método para fins educacionais, no entanto, não aceita treinamento de especialistas.
A Comissão Federal de Medicina (CFM) destacou em seu boletim para médicos e público que, embora esses cursos de pós-graduação em Lato sensu sejam reconhecidos pelo MEC, eles são apenas de valor acadêmico. Eles não podem ser usados para atividades profissionais, nem podem fazer com que os médicos se promovam como especialistas. Médicos sem RQE não podem se chamar especialistas.
O monitoramento médico de rotina é a melhor maneira de manter a saúde e prevenir doenças. Portanto, a pele, o maior órgão do corpo humano, não pode ser tratada superficialmente. Algumas intervenções podem parecer simples, mas se dirigidas ou executadas incorretamente por pessoal não treinado, podem causar danos permanentes.
Dermatologistas qualificados devem fazer um diagnóstico preciso, precoce e correto de doenças e problemas de pele. Profissionais que trabalham com procedimentos de tratamento de baixa complexidade, estética, alta complexidade e câncer de pele.
Existem vários profissionais não médicos que podem trabalhar no campo da estética, às vezes confundidos com dermatologistas. Ao usar o novo nome, algumas profissões terão dúvidas e reclamações quando houver complicações no tratamento.
Quando ocorrem complicações, o risco de consultar o seu próprio dermatologista aumenta e as complicações podem ocorrer mesmo em qualquer tratamento, mesmo se tratado por um profissional qualificado. Fique ligado! No site do CFM, você pode verificar se o profissional é realmente médico e se ele é especialista em qualquer área.
Lembre-se de sempre buscar informações antes e ainda mais em Sorocaba que é uma grande cidade, importante você ter um plano de saúde em Sorocaba onde nele vai constar profissionais credenciados em diversas áreas.
Comentários