Todo mundo quer usar roupa limpinha, cheirosa e macia. Além disso, a higiene é fundamental para garantir a nossa segurança ao vestir qualquer peça. Isso porque os tecidos podem carregar vírus, ácaros e bactérias, favorecendo as alergias e várias outras doenças.
Os produtos convencionais, como sabões em pó ou líquido, costumam fazer um bom trabalho. Em geral, eles são eficientes para matar os micro-organismos que possam ter se acumulado, mas combiná-los a alguns hábitos pode ser uma boa ideia para lavar a roupa de maneira eficiente.
As informações sobre a ação esperada dos produtos costumam estar nos rótulos, sendo sempre uma boa ideia saber se a marca que você costuma comprar tem tudo o que você precisa. Além disso, algumas técnicas podem te ajudar a otimizar o processo de lavagem de roupa, gastando pouco ou quase nada.
Você separa as suas roupas?
A primeira dica é separar as roupas. Não só por cores, como a gente está acostumado, mas também por quantidade de sujeira. Assim, você evita que uma peça contamine a outra. Por exemplo, as que vão para a rua podem ser lavadas separadas das que a gente só usa em casa.
Também devemos tomar um cuidado redobrado com as roupas íntimas, que estão mais predispostas à proliferação de algumas bactérias durante o uso. Por isso, vale desinfectá-las antes de misturá-las às outras, lavando a calcinha no banho, antes de levá-la para a máquina, por exemplo.
Roupas com sujeira mais pesada, como tapetes e panos de prato, também devem ser sempre lavadas separadas das outras. Colocar essas peças de molho, antes ou durante o ciclo da máquina, pode ser interessante. Se elas não forem coloridas, usar água sanitária é uma boa ideia. Sapatos até podem ser limpos na máquina, mas nunca junto às roupas.
Sua máquina já foi limpa?
Muita gente nunca pensou em limpar o eletrodoméstico ou não faz ideia de como fazer isso. Essa informação não é tão propagada quanto deveria, mas higienizar a máquina de lavar periodicamente é fundamental.
O raciocínio é simples: as máquinas retiram a sujeira de nossas roupas. Esse resíduo não some, mas vai para algum lugar. Por isso, se não limpamos o equipamento, nossas roupas podem não estar tão desinfectadas como a gente imagina.
Para higienizar a máquina, basta programar um ciclo sem roupas e sempre limpar os filtros. Em geral, sabão e água sanitária são suficientes para esse processo, que deve ser feito, pelo menos, uma vez ao mês — o ideal mesmo é uma vez por semana.
A mistura de 250 ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio, que pode ser colocada no reservatório para sabão, também costuma ser ótima para limpar o eletrodoméstico. Essa combinação é perfeita, especialmente, se você precisa tirar mofo da máquina.
Onde você coloca as peças para secar?
O processo de secagem das roupas é uma etapa mais importante do que você pensa para garantir que elas estejam realmente limpas. Afinal, não adianta nada fazer uma lavagem perfeita se, depois, as peças vão ficar dias em um local úmido e escuro.
O ideal é que as roupas sequem em local arejado, de preferência, no sol. Além de mais seguro, isso torna o processo mais rápido, o que deixa as peças expostas por menos tempo. Se você mora num lugar onde isso não é possível, talvez, deva considerar investir em uma secadora.
Por fim, mas não menos importante, também é decisivo cuidar do local onde as peças são armazenadas e, de preferência, sempre abrir as portas e as gavetas para que as roupas não mofem, e os micro-organismo não se proliferem.
Comentários