Pular para o conteúdo principal

Cobertura de celular: conheça a zona de sombra e outras curiosidades

cobertura de celular
 
Tanto se fala em área de cobertura e redes 2G, 3G, 4G e 5G, mas você sabe o que são? Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a área de cobertura de celular compreende os locais onde existe sinal da prestadora e deve abranger pelo menos 80% da área urbana da cidade onde o usuário está localizado. Locais como estradas, zonas rurais e túneis podem ficar sem sinal, mas ele deve estar disponível onde está a maior parte da população. O órgão ainda defende que todas as prestadoras devem divulgar seus mapas de cobertura na internet, para que seus clientes possam consultar quando necessário.

De acordo com a Anatel, os mapas de cobertura de celular dizem, em teoria, onde há sinal, contudo a cobertura efetiva dependerá de fatores como relevo, construções, tipo de ambiente (aberto ou fechado), localização da pessoa em relação ao solo (andares altos ou subsolo), etc.

No site da Tim é possível consultar o mapa de cobertura de celular de todo território nacional. Ao pesquisar por endereço ou CEP, é possível visualizar o mapa de cada bairro ou região e verificar tanto os tipos de conexão disponíveis (2G, 3G, 4G, etc.) quanto os tipos de antenas (ativas, recém instaladas ou planejadas). O recurso ainda permite confirmar o modo de cobertura oferecido na área: total, parcial ou sem cobertura.

Zona de sombra

Quando se fala em cobertura de celular, outro tema que surge é o de zona de sombra. Você sabe o que isso significa? Não precisa se preocupar, não. As zonas de sombra nada mais são do que as áreas que não têm sinal suficiente para se realizar ligações ou acessar a internet devido a obstáculos que impedem a comunicação entre seu aparelho e a antena, como montanhas ou construções. 

Nas conhecidas zonas de sombra, uma forma possível de resolver o problema é instalar equipamentos que reforçam o sinal do celular (em prédios, por exemplo) por uma empresa de telefonia móvel outorgada pela Anatel. 

Em busca da melhor conexão

A cada ano surgem novas tecnologias e as empresas de telefonia estão sempre buscando oferecer o que há de mais moderno aos seus clientes. Em vista disso, surgem novas gerações de conexão, sendo a mais recente a tecnologia 5G, ainda a ser implementada no mercado nacional. Vamos entender como funcionam e a diferença entre elas?

2G 

Surgiu na década de 1990, com a implantação do sinal digital e até hoje é utilizada em várias partes do mundo. Ela utiliza principalmente o GSM (Global System for Mobile Communications). Oferece velocidade de até 114kpps. Mas, atualmente, já está bastante defasada diante das novas opções de conexão que foram surgindo no mercado, prometendo maior velocidade à internet móvel. 

3G

A terceira geração de conexão para dispositivos móveis, vulgo 3G, é a tecnologia usada pela maioria dos usuários da internet móvel no mundo, incluindo o Brasil. A rede de terceira geração usa principalmente as tecnologias WCDMA ou CDMA e oferece velocidades mínimas de 200 kbps, podendo chegar até a 2 Mbps de velocidade de download. O 3G pode funcionar em frequências baixas de até 2,1 GHz, o que lhe dá uma maior vantagem de cobertura de celular, uma vez que as frequências baixas são mais confiáveis e capazes de penetrar em obstáculos tais como prédios.

A cobertura de celular mais ampla no Brasil continua sendo da tecnologia 3G, presente em mais de 5 mil municípios brasileiros. A terceira geração foi de extrema importância para a democratização do acesso à internet no país.

4G 

Utilizando a tecnologia LTE, a quarta geração chegou prometendo revolucionar a velocidade de tráfego de dados, permitindo downloads entre 3 e 5 Mbps. Considerada uma banda larga móvel – por se aproximar de taxas semelhantes ao serviço oferecido via modem a cabo ou DSL –, a conexão de quarta geração chega até a faixa dos 2,5 GHz.

5G

Com o diferencial de operar em frequências de até 95 GHz, a tecnologia 5G possibilitará uma maior velocidade de download, que pode chegar a cerca de 20Mbps. Esta nova geração de conexão surge visando facilitar serviços que demandam um maior suporte de dados, como o caso dos streamings e outras aplicações multimídias. As redes 5G também permitirão a evolução da chamada Internet das Coisas (IoT), para conectar objetos como veículos e eletrodomésticos inteligentes de forma rápida e confiável.

Novos celulares para novas tecnologias

Ainda que a tecnologia 5G só comece a funcionar no Brasil a partir de 2020, já é possível encontrar alguns modelos compatíveis no mercado. Os fabricantes já estão se adiantando e lançando novos smartphones para acompanhar essa mudança. Se você é daqueles que não gosta de ficar para trás, pode ir se preparando para as novidades que estão chegando. 

Fabricantes como Samsung, Huawei e LG já apresentaram seus primeiros modelos 5G, enquanto outras como a Sony e a Alcatel demonstraram protótipos de produtos futuros que em breve devem começar a chegar às lojas. Fique ligado, a quinta geração está chegando!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM