Pular para o conteúdo principal

Chá de calcinha e cueca para Desfralde

Chá de calcinha e cueca para Desfralde

Chá de desfralde – já ouviu falar?

O desfralde é uma das fases mais desafiadoras e também uma das conquistas mais importantes da primeira infância.
Pensando em toda essa magnitude as mamães mais modernas e antenadas criaram o Chá de Desfralde.

A novidade nessa comemoração do desfralde já virou mania no Brasil e, hoje, está entre as festividades mais conhecidas como é o chá de cozinha e chá de bebê. De uma forma atrativa e motivadora, o chá de calcinha ou cueca, torna a transição do desfralde divertida e lúdica  para a criança.

No mesmo modelo de planejamento de uma festa comum, os pais preparam o bolo, os docinhos e as decorações para a criança que já está na idade adequada para deixar as fraldas.

Como a ideia é comemorar essa transição, os presentes são calcinhas ou cuecas para a crianças começarem a praticar essa mudança. Os convidados variam entre familiares como avós e tios, além de pessoas próximas da família com uma certa consideração dos pais para fazerem parte desse momento especial da criança.

Um presente que tem sido sucesso nessas festas são as cuecas desfralde e calcinha desfralde que são peças especiais que fazem a transição da fralda para as cuequinhas ou calcinhas tradicionais
No Brasil, algumas mamães optaram em fazer o chá de desfralde. Tiveram resultados assertivos que incentivaram essa nova fase que a criança tem que enfrentar tornando o processo menos complicado para a mamãe e a criança.

O momento certo do desfralde

A hora certa do desfralde é a chave para o sucesso nesse momento.

Desde o nascimento a criança passa pelo processo de aprendizagem. Essa fase denominada desenvolvimento infantil faz com que ela entenda e aprenda, as habilidades que durante o tempo as tornarão mais maduras e independentes.

O processo do desfralde é uma das fases em que a criança com auxílio dos pais aprende a desvincular a dependência que tem no uso da fralda e sozinha consegue identifica suas necessidades fisiológicas.
Quando a criança completa 2 anos, ela já possui habilidades que com o suporte dos pais tornam possível a transição do desfralde. Porém, pode acontecer desse processo se desenvolver na criança um pouco mais tarde como na idade de 2 anos e meio.

Os pais devem entender e respeitar o tempo da criança. Pois cada um tem o seu momento certo sendo muito importante a compreensão dos familiares. Acelerar esse processo pode acarretar em uma demora maior da criança conseguir sair da fralda.

Por isso, fazer pressão, chamar atenção da criança ou compará-la com outras que já não usam mais fralda torna tudo muito mais difícil e até mesmo frustrante para ela.

Com o tempo a criança começa a identificar quando irá fazer ou fez suas necessidades fisiológicas na fralda. É nesse momento que os pais começam a ensiná-la, por exemplo, a realizar no peniquinho.

Desfralde diurno

O primeiro passo para os pais é ajudar a criança a mudar a fralda para o uso da calcinha ou cueca durante o dia. O incentivo é o melhor caminho para tornar essa tarefa mais fácil.
Esse é o momento certo para os pais promoverem o chá de desfralde, para a criança como uma forma de mostrar que ela já está grande e na hora de trocar as fraldas para a calcinha ou cueca.

Os pais também devem ensinar a criança a falar todas as vezes que estiver com vontade de urinar ou fazer as fezes. Mostrar que os próprios pais e irmãos usam o banheiro também é um outro meio de incentivar a criança a aprender.

Nos casos da criança não conseguir segurar a urina, ela nunca deve ser advertida pelos pais. Lembre-se que a criança está em um processo e essa transição muitas vezes demora. Converse mais uma vez com ela, a deixe calma e mostre que isso é normal e que na próxima vai dar tudo certo.
Existem casos que a criança aprende em poucos dias e outras meses. O que os pais devem entender é que o tempo é normal e a criança uma hora vai acertar de vez.

Desfralde noturno  

Assim que a criança começar a dominar a urina e as fezes indo até o banheiro para fazer é a hora de começar o desfralde noturno.

Esse processo é o mais desafiador para os pais e o período pode ser mesmo bem mais longo do que o diurno. Porém, lembre-se que é o mais difícil e, por isso, terá que ter mais paciência para ajudar a criança. Então, evite oferecer líquidos para ela antes de dormir.

Kit Desfralde 

Usar calcinha ou cueca especial, conhecido como kit desfralde durante a transição é uma ótima maneira de ajudar a criança. Elas oferecem o conforto e segurança para a criança que está iniciando essa mudança.

Produzidas com camadas internas absorventes e impermeáveis, elas são muito úteis na hora de absorver a urina. Além de serem laváveis e reutilizáveis também são econômicas e ecológicas.
O mais legal é que possui para todos os tamanhos que vão desde 2 anos até 5 anos de idade. Com elas a criança passará por essa mudança bem mais segura.

Dicas de desfrade  

  • Converse com a criança sobre essa mudança e ensine a dizer todas as vezes que sentir vontade de urinar ou fazer fezes
  • Estimule um tempo diário de levá-la ao banheiro e nunca acelere para fazer logo as necessidades
  • Elogie sempre que finalizar o processo incentivando a repetir outras vezes
  • Compre para ela um peniquinho e explique que sempre que for urinar será feito nele. Peniquinho personalizado serve como um grande incentivo. Deixe a criança escolher qual desenho ela quer
  • Nunca brigue ou compare ela com o outro nos casos que ela fazer errado
  • Não desmotive e nem retroceda voltando com as fraldas
  • Sempre ajude perguntando se não está com vontade de ir ao banheiro
  • Irá chegar uma hora que a criança saberá fazer isso sozinha
  • Comece pelo desfralde diurno
  • Mostre para a criança que você vai ao banheiro para ela seguir o exemplo
  • Leve-a ao banheiro antes dela ir para cama 
  • Sempre converse com ela sobre isso quando você entender que é necessário para uma retomada no caso de uma recaída. É natural esse processo e você passa para ela segurança e conforto 
  • Não acelere e nunca coloque pressão, pois assim você pode traumatizar a criança e prejudicar a transição de desfralde
  • Não desista de acreditar se estiver demorando muito o desfralde diurno ou noturno, pois cada criança tem o tempo certo para acontecer essa mudança 
Esperamos que essas dicas possam te ajudar nesse momento tão especial de aprendizagem do seu filho. Não esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais e ajudar outras mamães.

Artigo escrito por Eliane Honorato

Eliane Honorato é Jornalista, formada na PUC-Campinas, possui experiência como correspondente internacional, repórter em mídias impressas e digitais. É assessora de imprensa no e-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM