Lista de ALIMENTOS INTEGRAIS Ricos em nutrientes e fibras

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O processo de refinamento leva a considerável perda de nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tal amido possa ser absorvido, torna-se necessário á presença de vitaminas e minerais. Estas vitaminas, quando não fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos refinados) faz com que o próprio organismo se encarregue de fabricá-las. Levando o paciente a um quadro de empobrecimento vitamínico e mineral que proporciona o desequilíbrio do funcionamento do nosso corpo causando (cansaço físico, cansaço mental, eventualmente ocasionando gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos ombros, artrite...).

A alimentação moderna é composta de alimentos refinados, com conservantes, corantes, estabilizantes, aromatizantes e, além disso, são deficientes em fibras, vitaminas e minerais. Por isso, precisamos consumir alimentos integrais saudáveis como:

Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, são ricos em nutrientes como as fibras (importantes para a manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais (importantes reguladores do organismo).


  • Arroz integral – É o alimento indispensável para dieta, possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, e os minerais, cálcio, ferro e fósforo. Bem mastigado é um poderoso alimento funcional.
  • Açúcar Mascavo – É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.
  • Cevada – (café de cevada) – Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o “café de cevada” que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro. Tônico para o coração.
  • Trigo em grão – Rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, criatividade e raciocínio. Possui vitaminas A, B, C, PP, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco.
  • Cevada em grão (cevadinha) – É um cereal leve muito consumido na preparação de pães, os grãos cozidos (puros ou em sopas). Rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
  • Cevada em grão (cevadinha) – É um cereal leve muito consumido na preparação de pães, os grãos cozidos (puros ou em sopas). Rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
  • Centeio – (grãos, farinha, flocos) – É um excelente alimento usado há milênios na confecção de pães. Rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
  • Farinha de trigo integral – É o grão de trigo moído sem passar pelo processo de refinamento. Utilizado no preparo de bolos e pães, substitui a farinha branca comum. Que no processo de refino, perde vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, e outros 21 nutrientes importantes ao bom funcionamento o nosso corpo.
  • Farelo e fibra de trigo o é utilizado – Evita problemas no intestino e devido seu baixo teor calórico é utilizado também como auxiliador no tratamento da obesidade.
  • Germe de trigo - Fonte de vitaminas E, complexo B e proteínas. Excelente para casos de esterilidade e distúrbios da menopausa (insônia, tensão). Diminui a tensão arterial e varizes.
Procure uma loja de produtos naturais, e conheça melhor a linha dos alimentos integrais!
Vanessa Caldas – Nutrição e Dietética


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