SearchBox para Firefox e IE7+ - Código

Todos os navegadores atuais possuem uma SearchBox, invariavelmente localizada no canto superior direito da janela. Alguns deles como o Firefox e o Internet Explorer 7, permitem que sejam adicionados mais plugins de pesquisa além dos fornecidos por padrão.

Tá certo, o Opera também permite adicionar outros plugins de pesquisa, mas não com tanta facilidade quando o Firefox e o IE7, além disso, apesar da alta qualidade do browser, ninguém usa o Opera.

Existem várias formas de criar um Plugin de pesquisa personalizado para o seu blog ou site, encontrei vários métodos pesquisando no Google. Existem até páginas onde é possível gerar o código pronto para o Plugin. Testei, mas não gostei pois esses geradores hospedam o script e o ícone nos servidores deles, ai vai que sai tudo do ar e você fica com o plugin quebrado. Optei por usar a forma mais simples que encontrei, apenas adaptando as minhas necessidades.

O primeiro passo é adaptar o código abaixo conforme seu caso:

<OpenSearchDescription xmlns="http://a9.com/-/spec/opensearch/1.1/" xmlns:moz="http://www.mozilla.org/2006/browser/search/">
    <ShortName>Nome do motor</ShortName>
    <Description>Descrição do motor</Description>
    <InputEncoding>UTF8</InputEncoding>
    <Image width="16" height="16">URL da imagem .ico</Image>
    <Url type="text/html" method="get" template="http://endereço do seu blog.blogspot.com/search?q={searchTerms}"></Url>
    <moz:SearchForm>URL do form de procura</moz:SearchForm>
    </OpenSearchDescription>
ShortName: É o nome que vai aparecer na lista;

Description: Pequena descrição do Plugin de pesquisa;

Image: Caminho para o ícone, estou usando o mesmo ícone que aparece na barra de endereços e nos favoritos, conforme mostrado neste artigo;

Endereço do seu blog: É o endereço do blog.

Url do form de procura: É o endereço do blog.

Salve o arquivo com a extensão XML e hospede em algum lugar, no meu caso eu utilizo o Drop Box para isso.

Depois será necessário adicionar pequeno trecho de código ao template do Blog, para que o Plugin seja descoberto pelo browser. Insira o código abaixo dentro da tag HEAD do template do seu blog, adaptando conforme o seu caso:

<link title="Titulo da SearchBox" type="application/opensearchdescription+xml" rel="search" href="http://CAMINHO_PARA_SEU_ARQUIVO/pesquisa.xml">

OBS: O campo title deve ser idêntico ao campo ShortName do arquivo XML salvo no servidor no passo anterior. Altere a URL para refletir o local onde seu arquivo XML está disponível.

Você vai perceber que não irá conseguir inserir o código diretamente no template, pra isso será necessário converter o código aqui e então colar o resultado obtido dentro da tag HEAD do seu template.

Depois disso se tudo deu certo, é só acessar seu blog e o Plugin será oferecido para instalação ao acessar as opções das SearchBox tanto no Firefox, como no Internet Explorer 7.

Obs: Kibado do UsuárioCompulsivo, exeto o código para editar.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas