Pular para o conteúdo principal

Linux pendrive Passo a passo Portable

Esse tutorial ensinará como criar um Linux no pendrive e ainda continuar usando seu pendrive no Windows para guardar dados.

Nota: Gostaria de deixar bem claro a todos que não estou incentivando ninguém a mudar de sistema operacional. Esse Linux rodará somente a partir do pendrive, não altera nenhuma propriedade do Windows nem seus arquivos de configuração. É como se fosse um "Linux de bolso", onde poderão ficar armazenadas todas as suas informações (papel de parede, documentos, senhas, navegadores, programas, tudo. Você pode ter um Windows no PC, e quando quiser, poderá usar seu Linux de bolso, sem problemas.

Tudo o que você vai precisar:
Imagem do Xubuntu 8.10:
ftp://ftp.free.fr/mirrors/ftp.xubuntu.com/releases/8.10/release/xubuntu-8.10-desktop-i386.iso
HP USB Disk Storage Format Tool: http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=197
Um CD-R ou CD-RW vazio.
Um pendrive de no mínimo 2 GB, se você vai querer usá-lo apenas com o Linux. Para usá-lo com os dois sistemas, tenha em mãos um de 4 GB ou maior.

1.º passo: Escolhendo a distribuição.
Você poderá escolher qualquer distribuição que desejar. Porém, como o pendrive funcionará como um disco rígido, ele terá um tempo de acesso menor que o disco rígido. Se você instalar Ubuntu, Mandriva, Fedora ou Debian, eles ficarão pesados e não funcionarão em todos os computadores. Por isso recomendo distribuições mais leves. No nosso caso, gostaria de usar o Xubuntu, pois usa um ambiente bem leve e é o mais fácil de usar, por se originar do Ubuntu. Mas se você quiser, poderá usar qualquer distribuição, fica a seu critério.
Para baixar o Xubuntu, clique no link nº. 1, na seção "Tudo o que você vai precisar" (589,5 MB):
Atenção: Não use aceleradores de downloads. Pois isso poderá acarretar erros de mal funcionamento.

2.º passo: Gravando o CD
Você baixará uma imagem de CD. Para aprender a gravar uma imagem de CD,
clique aqui.
Você poderá gravar em CD-R e CD-RW, e poderá usar qualquer programa de gravação que suporte gravação de ISO.
Tá bem fácil, né? Vai continuar assim!


3.º passo: Preparando o pendrive.
Primeiramente, você terá que formatar seu pendrive. Mas o Windows não faz isso corretamente. Como corrigir isso? Com o HP USB Disk Storage Format Tool. Baixe-o no ínicio do tutorial.
Retire todos os seus dados e formate o pendrive. Por enquanto, mantenha-o vazio.


4.º passo: Desconectando seus discos rígidos
Para minimizar erros, desligue seu computador, abra o gabinete e retire os cabos dos HDs, deixando apenas ligada a unidade de CD/DVD. Pode-se também, ao invés de abrir o gabinete, modificar a BIOS para não reconhecer os HDs. Para isso, na seção de Hard Disks, coloque seus HDs como None ou Not Installed. Deixe somente o CD/DVD ligado.
Você também pode mantê-los ligados, mas deverá prestar atenção na hora do particionamento que veremos adiante.


5.º passo: Instalando o Xubuntu no pendrive
Verifique se o pendrive está conectado ao PC.
Feito tudo isso, chegou a hora importante: a instalação. Organize sua BIOS para dar boot pelo CD. Para aprender a fazer isso, Clique aqui, em
Dando boot pelo CD.
O sistema dará boot pelo CD, selecione Português do Brasil e tecle "Instalar Xubuntu"
O sistema se iniciará.
Fará perguntas sobre o seu idioma, teclado, fuso horário, e talz, vai estar tudo no jeito, é só ir avançando, avançando...
até...
o passo Preparar espaço em disco.
Se você vai usar todo o pendrive no Linux, - então seu pendrive tem pouco espaço em disco - clique em "Assistido - usar disco inteiro" e clique em Avançar. No tutorial, passe para o 6.º passo.
Se você quer continuar usando seu pendrive para guardar arquivos e usar com o Linux de bolso - isso quer dizer que seu pendrive é maior que 4 GB - então clique em "Manual" e avance.
É bem fácil, não se preocupe:
Você vai ver seu disco todo em azul.
Clique nele e clique em "Nova partição"
A primeira partição será a FAT32. Essa partição será para guardar os dados no Windows. Selecione o tamanho da unidade em MB no campo desejado, sistema de arquivos FAT32 e ponto de montagem, deixe em branco. Partição primária.
Agora, crie uma nova unidade, de 512 MB. Será a partição swap. usada para troca de arquivos. Tipo primária e sistema de arquivos swap.
Por último, a partição do Xubuntu. Também primária, só que o será criada no final do disco - então selecione Fim. Tamanho? O resto de espaço que ainda tiver no pendrive. Sistema de arquivos? Ext2. Ponto de montagem? /. Clique em criar e para formatar, marque a caixa de seleção onde você criou a partição para o Xubuntu. Tu verás teu pendrive todo colorido na tela. Veja se está certinho, deixe selecionada a partição onde será instalado o Xubuntu e avance. E por último Avance denovo.
Agora aguarde. Vai demorar de 20 a 40 min.
Após instalado, reinicie a máquina e retire o CD da unidade.


6.º passo: Finalizando
Reconecte seus HDs denovo ou coloque os valores na BIOS como estava antes. Se não sabe como fazer, apenas entre na BIOS e tecle F7 e depois F10, aperte Y e Enter.
Aproveita que está na BIOS e configure o PC para dar boot da seguinte maneira
HDD-USB ou HDD-ZIP.
CD-ROM
IDE0 ou Hard Disk
O Xubuntu dará o boot pelo pendrive.
Se ele der boot pelo pendrive, você conseguiu!
Agora é só instalar os programas que quiser no seu Linux de bolso. Para usar novamente seu antigo sistema operacional, basta não colocar seu pendrive no PC durante a inicialização do sistema. Para usar o Linux de bolso, basta inserí-lo antes de ligar o micro.

Pronto.

Segredos da Informática

Comentários

Anônimo disse…
oi, como posso configurar a bios?

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM