Pular para o conteúdo principal

Prova de fogo: Melhores antivírus


Muitos usuários se fazem essa pergunta. Mas nós vamos agora lhe dizer qual é o melhor programa para manter seguro seu computador e evitar riscos desnecessários.

Todos estão preocupados com segurança. Você sempre confere se a porta da sua casa está bem trancada e se as janelas estão fechadas, antes de sair ou de dormir. E os perigos reais também existem no mundo virtual. Mas qual a melhor ferramenta para manter seu PC "blindado"?

O laboratório alemão AV-Comparatives comparou as soluções mais famosas em anti-vírus, tanto as pagas quanto as gratuitas. Os testes foram feitos em fevereiro de 2009 e os resultados serão divulgados abaixo.

avast! Professional Edition 4.8.1335
AVG Anti-vírus 8.0.234
AVIRA Anti-Virus 8.0.234
Bit Defender Anti-Virus 12.0.11.4
Command Anti-Malware 5.0.8
eScan Anti-Virus 10.0.946.341
ESET NOD32 Antivirus 3.0.684.0
F-Secure Anti-Virus 9.00.149
G DATA AntiVirus 19.1.0.0
Kapersky Anti-Virus 8.0.0.506a
Kingsoft AntiVirus 2008.11.6.63
McAfee VirusScan Plus 13.3.117
Microsoft Live OneCare 2.5.2900.20
Norman Antivirus & Anti-Spyware 7.10.02
Sophon Anti-Virus 7.6.4
Symantec Norton Anti-Virus 16.2.0.7
Trustport Antivirus 2.8.0.3011

Como pode ver, a lista é muito grande, e os melhores foram colocados na balança. Todos foram testados usando as conifigurações padrão.

1.º teste: Amostras infectadas perdidas
Percentual de arquivos com código fonte malicioso que não foram detectados pelo software antivírus. Quanto menor a taxa, melhor.

Photobucket

Como pode-se notar, G Data e Avira foram os melhores, perdendo poucos vírus. Já o One Care e o Kingsoft deixaram várias chances escapar e agora estão sendo torturados. Kapersky, NOD32, Aast e Norton tiveram taxas medianas.

2.º teste: Taxas de detecção.
Percentual de detecções de vírus e malwares. Quanto maior, melhor.

Photobucket

Os resultados são paralelos ao gráfico anterior. G Data, Avira, VirusScan e Norton foram os melhores. O Command, Norman, OneCare e Kingsoft ficaram entre os últimos.

3.º teste: Falsos-positivos
Arquivos que são legítimos, mas são detectados pelo antivírus como programas maliciosos. Quanto menor o número, melhor.

Photobucket

O OneCare se superou, pois em todos os arquivos que analisou menos de 10 eram malwares. Outros softwares de segurança conhecidos tiveram apenas taxas medianas.

4º. teste: Velocidade do escaneamento
Velocidade que o programa leva para verificar os discos atrás de programas maliciosos. Quanto maior, melhor.
Photobucket
O mais rápido foi com certeza o Kingsoft, 24 MB/s. Já o pior foi o F-Secure, que conseguiu apenas 3,7 MB/s.

Resultado final: Classificação
A empresa deu pontuações para os melhores softwares, quanto mais estrelas melhor.

Photobucket
Esse é um comparativo entre os testes e como ficou cada programa em relação a eles. No pódio, com três estrelas, apenas programas pagos.

Mas... e agora? Qual escolher? Qual é o melhor?
Bom, a resposta é óbvia: Escolha aquele que atende melhor às suas necessidades. Cada um tem um ponto mais forte e outro mais fraco, nenhum é perfeito, e cada um é projetado para uma área. Uns se superam, outros fazem figuração.

Mas realmente, o melhor antivírus é o próprio internauta, que mantém seus programas de segurança e atualizações, todos bem configurados e atualizados. Fora esses quesitos, cada um atende a uma necessidade de cada usuário.

Portanto, faça seus testes e use o que mais combina com você!

O site Segredos da Informática recomenda os anti-vírus Avira, Kapersky, AVG e Norton.

Downloads relacionados
(Clique nos links em vermelho para fazer os downloads.)

Licença: Gratuito por 60 dias.
Tamanho: 31,6 MB
Empresa: ALWIL Software
Sistemas: Windows 98/2000/XP/Vista/7

Licença: Gratuito
Tamanho: 61,5 MB
Empresa: Grisoft
Sistemas: Windows XP/Vista/7

Licença: Gratuito
Tamanho: 28,6 MB
Empresa: Avira GmbH
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/7

Licença: Gratuito para testar.
Tamanho: 65 MB
Empresa: BitDefender LLC.
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/7

Licença: Versão de demonstração com limitações.
Tamanho: 52,2 MB
Empresa: Trato S/C Ltda.
Sistemas: 95/98/ME/2000/XP

Licença: Gratuito por 30 dias.
Tamanho: 30 MB
Empresa: ESET
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/7

Licença: Gratuito com recursos limitados.
Tamanho: 82 MB
Empresa: F-Secure Corporation
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP
Licença: Gratuito com recursos limitados.
Tamanho: 235 MB
Empresa: Net Officer
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/7
Licença: Gratuito por 30 dias.
Tamanho: 37 MB
Empresa: Kapersky Lab
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/

Licença: Versão de demonstração
Tamanho: 2 MB
Empresa: Network Associates
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP/Vista

Licença: Gratuito
Tamanho: 1,5 MB
Empresa: Microsoft
Sistemas: Windows XP/Vista/7

Licença: Gratuito
Tamanho: 35 MB
Empresa: Norman
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP/Vista/7

Licença: Gratuito por 15 dias.
Tamanho: 60,1 MB
Empresa: Symantec
Sistemas: Windows XP/Vista/7

(Atenção: Nem todos os softwares antivirus testados estavam disponíveis no momento da publicação).

Mais artigos sobre informática:

Comentários

Diego Alves disse…
Tenho experiência no assunto. Onde trabalho usamos o anti virus Avira personal Free e tem respondido muito bem. Entretanto trabalhar com apenas o anti virus não é o suficiente, pois ele não bloqueia a entrada de vírus através de pen drive , logo estou recomendando à você utilizar o USB DISK SECURITY junto com o AVIRA. Se você quiser o programa USB tenho com ele a licença. Essa licença permite que ele trabalhe com todos os recurso. Se quiser, entre em contato.

Abraço Moises.
Ótimo artigo! Muito útil! Esse é um assunto que deve sempre ter grande destaque, hoje nas mídias sociais o spam é geral, e tocar no ponto segurança sempre é bom! Hoje as atualizações são constantes no meu anti-virus, sempre atualizo, todos os dias, o próprio Google tem mecanismos de identificação de sites que hospedam arquivos mal intencionados (malwares). Espero que essas discussões de segurança ainda sejam mais comentadas nos sites que abordam assuntos ligados as mídias sociais.

Paz no coração e Luz na razão.
Anônimo disse…
Qual o melhor para virus de pendrive?

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM