Isso é o que diz uma série de estudos publicada na versão online da edição de maio do periódico "Personality and Social Psychology Review" mostrando que ao invés de ter um efeito destrutivo e perigoso, pensar sobre a morte pode, na verdade pode auxiliar e assim melhorar a saúde fisica e ajudar a pessoa em priorizar seus valores e objetivos.
Kenneth Vail, da Universidade de Missouri e coordenador do estudo disse que:
" Existe pouca compreensão de como é a consciência da morte pra cada um de nós, seja ela sutil ou quase que diária, de qualquer maneira pode ser capaz de motivar atitudes e comportamentos que minimizem os danos e promovam o bem estar."
Durante o atual levantamento de dados, Vail descobriu inúmeros exemplos de experimentos que sugeriram um lado positivo no fato de lembrarmos naturalmente da morte.
Um estudo conduzido por Matthew Gailliot e publicado no Personality and Social Psychology Bulletin em 2008, por exemplo, indicava que só o fato de estar fisicamente perto de um cemitério afetava o quanto uma pessoa se sentia motivada a ajudar outra.
"Esse tipo de comportamento teria sido motivado pela consciência da morte", diz Vail.
Uma pesquisa de 2011, coordenada por D.P. Cooper, descobriu ainda que as lembranças da morte de alguém aumenta o cuidado com a própria saúde, como maior uso de protetor solar, redução do fumo, bebidas alcoólicas, se alimentar com comidas mais saudáveis e o aumento das atividades fisicas.
E voce pensa sobre a morte? ou tem medo até de pensar sobre ela?
Comentários