Pular para o conteúdo principal

Cinco espécies de árvores para plantar em calçadas


Arborizar as calçadas da cidade é um pequeno passo para a sustentabilidade que traz enormes benefícios. Além de conferirem beleza ao cenário urbano, as árvores podem proporcionar sombra, purificar o ar e oferecer refúgio à fauna. No entanto, a escolha da espécie adequada é fundamental para evitar problemas como danos às calçadas e às redes de infraestrutura.

Para ajudá-lo nesta importante decisão, selecionamos cinco espécies de árvores ideais para plantar em calçadas. Elas são adequadas ao ambiente urbano, têm raízes não invasivas e oferecem um belo espetáculo visual ao longo do ano.

  1. Ipê-Amarelo (Handroanthus albus)

O esplendor do Ipê

O Ipê-Amarelo é uma árvore símbolo do Brasil, conhecida pela deslumbrante florada amarela que colore nossas ruas no inverno. Ela é uma espécie nativa, o que favorece a fauna local, proporcionando alimento e abrigo para diversas espécies de aves e insetos.

Raízes não invasivas e manutenção

O Ipê-Amarelo é adequado para o plantio em calçadas pois tem raízes profundas que não danificam o pavimento. É uma árvore de manutenção baixa, preferindo solos bem drenados e tolerando períodos de seca uma vez estabelecida.

  1. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

A beleza da Quaresmeira

A Quaresmeira é outra espécie nativa brasileira, famosa pela florada em tons de roxo que dão um show à parte nas ruas da cidade. Esta árvore é resistente e se adapta bem a diferentes tipos de solo.

Crescimento e características

Com um porte médio, a Quaresmeira é uma escolha inteligente para calçadas com fiação aérea, já que sua altura raramente ultrapassa os 10 metros. Suas raízes não são agressivas, o que a torna segura para plantar próximo a estruturas construídas.

  1. Resedá (Lagerstroemia indica)

A exuberância do Resedá

O Resedá, ou Extremosa, como também é conhecido, é uma árvore de origem asiática que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Durante a primavera e o verão, suas flores rosa-vibrantes são um espetáculo à parte.

Características favoráveis

Esta espécie é bastante resistente à poluição urbana e tem um sistema radicular não agressivo. Além disso, é uma árvore de pequeno porte, o que a torna uma opção excelente para calçadas mais estreitas.

  1. Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis)

O encanto do Manacá-da-Serra

O Manacá-da-Serra é uma árvore brasileira que apresenta uma característica singular: suas flores mudam de cor, passando do branco ao roxo, à medida que amadurecem. Esta característica cria um efeito visual maravilhoso, com flores de diferentes tonalidades presentes na mesma árvore.

Crescimento e tolerância

O Manacá-da-Serra tem um crescimento moderado e uma altura média, tornando-o apropriado para calçadas com fiação aérea. Além disso, esta espécie é tolerante a diferentes tipos de solo e condições climáticas, além de ter raízes não invasivas.

  1. Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

A singularidade da Pata-de-vaca

A Pata-de-vaca, nativa do Brasil, é uma árvore notável por suas flores brancas ou roxas e por suas folhas em forma de pata de bovino, que dão origem ao seu nome popular. Ela floresce no final do inverno e início da primavera, adicionando uma pitada de cor ao ambiente urbano.

Tamanho e condições

De porte médio, a Pata-de-vaca é adequada para calçadas menores e áreas com fiação aérea. Ela se adapta bem a vários tipos de solo e é resistente à seca, tornando-se uma opção robusta e de baixa manutenção.

Dicas Práticas para Plantar Árvores em Calçadas

Depois de escolher a espécie de árvore que deseja plantar, aqui estão algumas dicas práticas para garantir o sucesso do plantio.

  1. Escolha o local adequado

Avalie a calçada

Certifique-se de que a calçada tem espaço suficiente para a árvore. Lembre-se de que ela vai crescer e precisará de espaço para a copa e as raízes. Evite plantar árvores muito próximas a postes, placas de trânsito ou entradas de garagem.

Verifique a rede de serviços

Antes de começar a cavar, verifique se não há redes de serviços (água, esgoto, gás, eletricidade) no local onde você planeja plantar a árvore.

  1. Prepare o solo

Cavando o buraco

O buraco para o plantio deve ter aproximadamente o dobro do tamanho do torrão da árvore. Isso dá espaço para as raízes se espalharem e facilita o estabelecimento da árvore.

Melhorando o solo

Se o solo da calçada for muito compactado ou pobre em nutrientes, pode ser útil adicionar composto ou solo orgânico ao buraco de plantio. Isso ajudará a melhorar a drenagem e fornecerá nutrientes para a nova árvore.

  1. Cuide da árvore depois do plantio

Rega

Após o plantio, é crucial regar a árvore regularmente até que ela esteja bem estabelecida. Isso pode levar vários meses, dependendo do clima e da espécie da árvore.

Podas

As árvores plantadas em calçadas podem precisar ser podadas para manter um formato adequado. Certifique-se de seguir as diretrizes de poda para a espécie específica que você plantou.

Esperamos que essas dicas ajudem você a ter sucesso no plantio de árvores em calçadas. Lembre-se, cada árvore plantada contribui para a beleza, a sustentabilidade e a biodiversidade da cidade. Então, mãos à obra!

Conclusão: O impacto positivo das árvores nas calçadas

Plantar árvores na calçada não é apenas uma questão de estética. É um passo importante para criar cidades mais sustentáveis, habitáveis e saudáveis. As árvores ajudam a reduzir a poluição do ar, proporcionam sombra para pedestres e edifícios (ajudando a reduzir a demanda por ar condicionado), e criam habitats para a vida selvagem urbana.

Ao escolher uma das cinco espécies mencionadas acima, você estará contribuindo para a biodiversidade da cidade e ajudando a criar um ambiente urbano mais agradável para todos. Lembre-se, a escolha adequada da espécie é fundamental para evitar problemas futuros e maximizar os benefícios. Então, escolha sabiamente e dê a sua contribuição para o verde da sua cidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM