Encontrar um animal peçonhento dentro de casa nunca é uma experiência agradável, certo? Essa é uma situação não tão incomum quanto se pensa. Os animais vem invadindo cada vez mais o espaço dos seres humanos. Precisamos aprender como lidar com eles para não correr riscos.
Além disso, muitos de nós não sabemos como reagir ou lidar com o animal em si. É por isso que nessa publicação vamos te ensinar o que faz se você encontrar algum deles na sua casa, quem chamar e o que fazer depois disso.
Então, não fique na mão! Acompanhe com a gente como agir e quem chamar na hora que você encontrar um animal peçonhento em casa.
Animais peçonhentos em centros urbanos são mais comuns do que você pensa
Animais peçonhentos são aqueles cujo possuem veneno ou alguma forma de defesa que faz mal ao ser humano. Em alguns casos, esse veneno pode sim chegar a matar. Alguns chegam a pensar que esse tipo de ocorrido não se passa em centros urbanos. Essa concepção é um grande engano. Você sabia que são mais de 500 espécies entregues ao Instituto Butantan todos os anos em uma grande cidade como São Paulo?
É preciso tomar cuidado em todos os lugares quando se trata desse tipo de animal. Isso porque com o avanço dos centros urbanos, mais espaços de mata em que insetos e outras espécies venenosas vivem vem perdendo espaço. Com isso, esses animais procuram por outros abrigos e adentro as nossas casas. Portanto, todo cuidado é pouco.
Devo manusear um animal peçonhento?
Apenas se você já tiver conhecimento e experiência com o assunto. Do contrário, se você estiver com medo ou nojo do animal, o ideal é não tentar capturá-lo. Isso porque em um descuido, o animal pode se sentir ameaçado e atacar quem está tentando capturá-lo.
Em alguns casos, o recomendado é que apenas técnicos manuseiem o animal. Isso porque eles possuem tanto o conhecimento quanto o equipamento correto para realizar o procedimento sem se machucar ou ferir o animal.
O que fazer se eu encontrar um animal peçonhento vivo?
Ao encontrar um animal peçonhento vivo, a primeira coisa a ser feita é buscar equipamentos que te deixem seguro para a captura. Utilize luvas grossas, cubra braços, pernas e pés com materiais difíceis de transpassar.
Depois de proteger o próprio corpo, o próximo passo é buscar equipamentos para realizar a captura. Por exemplo, para cobras, o ideal é buscar um bastão envergado, um gancho longo ou algum tipo de pinça. Já para aranhas, escorpiões e etc. o ideal é buscar caixas de papelão ou vidro para a coleta.
Para coletar serpentes, também será necessário um lugar para depositá-la depois de recolhê-la com o gancho. Não se esqueça de colocar um pano molhado no caso de embalagens de vidro e anotar local, data e hora do recolhimento do animal. Depois disso, basta transportá-lo para o instituto responsável mais perto da sua localização.
Lembre-se: se você não se sente confortável em realizar a coleta, então chame um profissional. Tanto o Instituto Butantan quanto os Centros de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS) possuem formas de contato para a coleta desses animais.
O que fazer se eu encontrar um animal peçonhento morto?
Mesmo quando se trata de um animal peçonhento morto, ainda é necessário contar com proteção nas mãos, pernas e braços. Isso porque alguns animais podem ter espasmos e atacar mesmo quando debilitados ou quietos. Ou seja, eles podem não estar mortos de fato.
Depois de vestir luvas e outros meios de se proteger, utilize o mesmo equipamento de coleta que citamos anteriormente. Para a maioria dos animais que estiverem de fato mortos, podem ser armazenados em qualquer tipo de recipiente. Não se esqueça de anotar a data, hora e local de recolhimento.
Quais animais peçonhentos podem ser coletados?
A maioria dos animais silvestres podem ser coletados e enviados para o instituto butantan ou CETAS próximo a sua localização. Se você não sabe se o animal é ou não peçonhento de fato, ele também pode ser coletado e enviado para identificação. Depois que ele é coletado, o animal recebe um chip e identificação para ser monitorado pelos profissionais.
Eu posso matar animais peçonhentos?
Quando encontramos um animal peçonhento dentro de casa, é comum que nosso primeiro instinto seja o de matar o animal. Mas nem sempre isso é o correto a ser feito. O ideal é o recolhimento e envio para centrais especializadas no assunto.
Como comentamos anteriormente, a maioria desses animais não tem culpa e está apenas buscando abrigo e alimentação. Além disso, muitas pessoas utilizam métodos cruéis que fazem o animal sofrer antes de morrer. Portanto, não mate esses animais silvestres. Chame um profissional para realizar o recolhimento do animal.
E depois disso? Devo contratar uma dedetizadora?
Sim. O ideal é proteger o seu espaço de novas invasões. Para isso, contratar um profissional para realizar o controle de pragas e te ajudar a ver como proteger a sua casa. Mas contrate sempre uma empresa responsável que preserve a vida do animal e saiba realizar o seu recolhimento.
A Ajax te ajuda no controle de pragas de animais peçonhentos
Nada mais de tomar susto com escorpiões ou aranhas. A Ajax te ajuda nessa.
A Desentupidora e Dedetizadora Ajax executa diversos serviços de controle de pragas nas principais regiões de São Paulo. Ela está pronta para atender ao seu chamado e proteger o seu lar.
Tenha um atendimento rápido e que vai de fato manter a sua casa livre de invasores de qualquer tipo, venenosos ou não. Nada mais de colocar a sua casa em risco. A Ajax é a solução certeira para resolver o seu problema de animais peçonhentos.
A dedetizadora está aberta 24 horas/7 dias na semana e pronta para receber seu chamado. Então é só entrar em contato com o atendimento imediatamente com a Ajax pelo telefone (11) 4114-6060; WhatsApp ou redes sociais e marcar seu controle de pragas.
Comentários