O uso das hashtags se tornou popular primeiramente no Twitter e agora ela é usada em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Mesmo com a popularização dessa ferramenta, muitas marcas ainda não utilizam todo o potencial que ela traz. Nesse post vamos explicar a importâncias das hashtags e dar dicas de como utilizá-las a seu favor.
O que são hashtags?
Primeiramente é preciso entender o que são as hashtags e como elas funcionam. Elas são palavras chaves precedidas pelo símbolo “#”. O seu uso faz com que as publicações alcancem usuários com interesses em comum e que não são necessariamente seus seguidores.
Por exemplo, você é interessado por moda e pesquisou #ModaPraia em qualquer rede social. Ela te mostrará todos os posts e fotos de usuários que usaram essa hashtag. Assim, uma postagem que sem o uso da tag não chegaria até determinado usuário acaba alcançando boa parte de seu público alvo.
As hashtags aparecem como links, basta clicar sobre elas para que apareçam os resultados mais relevantes. O uso seu uso aleatório pode acarretar na diminuição do alcance de suas publicações.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a aumentar o engajamento da sua marca com o uso de hashtags. Confira:
– Não transforme um assunto em uma única hashtag
#escreverpalavrasdemaisemumaunicahashtagehpessimo
Você pode escrever mais de uma palavra em uma hashtag, desde que ela não fique muito comprida e que faça sentido. Hashtags muito longas dificultam o entendimento do público alvo, e isso limita o alcance da publicação. Caso utilize mais de uma palavra, certifique-se de usar letras maiúsculas para diferenciá-las #DessaForma.
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– Não transforme sua legenda em um amontoado de hashtags
Tudo que é demais pode gerar desconforto. Em uma legenda com muitas hashtags, o seu público poderá facilmente se perder entre elas e esquecer o tema central do seu post. Além disso, a postagem ficará com um visual bagunçado.
– Utilize hashtags que tenham a ver com o seu post
Algumas pessoas utilizam algumas hashtags apenas por elas estarem em alta no momento. Mas essa estratégia se afasta do real propósito do uso dessa ferramenta: a segmentação e interação do seu público alvo. Aos usar uma hashtag certifique-se de que ela se encaixa com o tema do post, já que o seu objetivo é levar as postagens para um público que possua um interesse comum ao que foi publicado.
– Crie hashtags próprias para a sua marca
Utilizar uma hashtag específica para um evento ou para a sua própria marca pode ser uma jogada de marketing que trará resultados positivos. Você pode fazer com que seus seguidores interajam com o seu perfil utilizando essas hashtags em publicações próprias ou sorteios. Assim, o alcance da sua marca será ainda maior.
– Utilize hashtags específicas para cada rede social
Como falamos em nosso post sobre marketing nas redes sociais, cada uma é diferente e necessita de cuidados específicos. No uso das hashtags isso também acontece. Não é porque um termo está no Trend Topics do Twitter, que a tag terá um bom resultado no Instagram, por exemplo.
Antes de utilizar as hashtags, pesquise qual funciona melhor para cada rede social. Talvez as diferenças em cada uma delas sejam pequenas, mas esses detalhes são cruciais para que haja um maior engajamento.
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