Está começando seu negócio? Comece com uma informação para te inspirar: os pequenos negócios são os responsáveis por 55% dos empregos do Brasil, por 30% do PIB e são 99% das empresas existentes no Brasil. Entre MEI e ME, são mais de 15 milhões de empresas. E você está passando a fazer parte deste universo de oportunidades.
Considere que os pequenos negócios são locais, em sua grande maioria, e possuem necessidades diversas. Há muito poucas dessas empresas que têm todas as ferramentas necessárias para serem bem-sucedidas. O que eles precisam é de você e o que você tem a capacidade de oferecer.
Mas, lembre-se que é um perfil de mercado com suas particularidades, e considere sempre a importância de estabelecer uma empatia com cada pequeno negócio que, assim como o seu, é o sonho de um empreendedor.
Construa relações com empatia
Você tem que perceber que, mesmo que eles tenham um espírito independente, eles sabem muito bem suas limitações e que eles precisam terceirizar um pouco de trabalho. O pequeno empresário tem recursos limitados, como tempo e dinheiro. Cada pequeno empresário considera o que está fazendo como a coisa mais valiosa do mundo e costumam ser muito leais com seus parceiros de negócios que os tratam também como valiosos.
Trate cada pequeno negócio como um sonho que está sendo realizado por outra pessoa, por outro empreendedor como você, e torne-se um aliado desse empreendedor, e você poderá construir um relacionamento duradouro, e uma carteira de parceiros de negócios que podem se ajudar muito a crescer.
Conseguiu um novo contato? Um novo interessado? Mesmo que não feche negócio imediatamente, valorize muito o contato desse potencial cliente, e mantenha proximidade. Em algum momento, ele pode fechar com você, ou te indicar. Lembre-se: cada novo contato, telefone, e-mail
, endereço vale ouro!
Valorize o tempo do pequeno empreendedor
O tempo é precioso para o dono do pequeno negócio. Aprenda a valorizar o deles e eles valorizarão o seu. Seja rápido e vá direto ao ponto com o que você está tentando oferecer ao pequeno negócio em sua estratégia de marketing. Tenha a ciência de que um pequeno negócio não tem rios de dinheiro, mas podem ser muito astutos com o seu negócio, e vão protegê-lo em todos os aspectos.
Lembre-se disso ao definir o seu preço (que é sempre uma questão a ser considerada em suas estratégias de marketing) e lembre-se disso quando estiver em comunicação com o pequeno empresário. Mostre que você não só está ciente de seus meios limitados, mas mostra simpatia e vontade de trabalhar algo com eles.
Adote uma estratégia de marketing que valorize o pequeno empreendedor
Olhe para o seu cliente empreendedor com carinho, trate seu negócio com seriedade, e adote esse aspecto em todas as suas comunicações. Mesmo que você pode não feche sua venda ou contrato logo de cara, mantenha sempre um relacionamento com os seus contatos. Em algum momento, podem precisar ou indicar você e, quando você demonstra um interesse genuíno em ajudar os empreendedores com seu produto ou serviço, com certeza se lembrarão de você posteriormente.
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