Pular para o conteúdo principal

Introdução ao Linux, por Wesley0x41

Retirado do meu blog http://wesley0x41.blogspot.com

Esse texto foi retirado do meu blog e é de minha autoria, escreverei uma série de tutoriais e textos sobre T.I e Linux, com certeza vocês irão gostar. Boa leitura.

Autoria: Wesley Frederico (Wesley0x41)
E-mail: wesley0x4(at)gmail.com

Olá a todos (as), me chamo Wesley, trabalho com T.I e minha área específica é administração de redes Linux/Windows e Segurança da Informação. Tenho um conhecimento avançado em Sistemas GNU/Linux e sistemas Microsoft e estou sempre aprendendo, pretendo fazer faculdade de T.I ou ciência da computação, utilizo Linux desde 2004 começando com Kurumin e depois partindo para distros como o antigo Mandrake, Slackware, Debian, FreeBSD e entre outras distros. O que ensinarei neste texto são conceitos básicos de Linux e a sua história. Então seja bem vindo e me acompanhe.

Primeiramente o que é Linux? O Linux é um sistema operacional livre open-source ou seja ele além de ser grátis podendo fazer o download pela internet nos sites oficiais das distribuições, você pode ter acesso ao código fonte original podendo você estudar, melhorar, modificar de acordo com a licença GPL e ajudar a comunidade Open-Source a crescer cada vez mais, o diferencial do Linux é que um ajuda o outro, você obtém o seu sistema através de sites oficiais sem pagar nada e sem cometer pirataria, tendo um sistema com capacidade superior aos sistemas proprietários de código fechado.

Como surgiu o Linux? Qual é a história dele? O Linux surgiu em 1991 por Linus Torvalds, um universitário finlandês que gostaria de usar um sistema ao jeito dele, mas só que na época não existia Linux o sistema usado na faculdade era o Minix, um sistema baseado em UNIX para a utilização na faculdade, mas só que este sistema o Minix ele queria melhorar, queria colocar ao gosto dele, a filosofia dele era “Criar um Minix melhor que o Minix”, foi daí então que a partir do código fonte ele estudou, modificou e nasceu o primeiro sistema este então chamado Linux, na época o Linux fazia o que era necessário a Linus e com o passar dos tempos foi tendo uma evolução com a ajuda de outros desenvolvedores espalhados pelo mundo que deram a sua contribuição, tornando o Linux o sistema que ele é hoje.

Bem apresentei o que é o Linux agora vamos aos detalhes iniciais que você tem que ter em mente: O Linux por ser baseado em UNIX ele é diferente dos sistemas Windows, como o próprio nome Windows diz ele trabalha com Janelas já o Linux trabalha com Interface Gráfica e modo texto (Shell ou terminal). O que faz aparecer a interface gráfica é o servidor X que é conhecido como o Xorg, ele é o responsável pela parte gráfica do sistema, sem ele o seu Linux seria somente linha de comando. A vantagem do Linux é que você pode trabalhar das duas maneiras ao mesmo tempo, quem se familiariza com Janelas como a grande parte dos usuários que migram do Windows para o Linux podem usar a vontade a interface gráfica, já os Linux and g33k users que estão acostumados com linhas de comando, podem trabalhar muito bem usando o terminal BASH que significa Born Again SHell ou O Shell Renascido, esse BASH é a melhoria do SH só que com várias modificações e facilidades, há outros tipos de Shell como CSH e até mesmo o KSH que é utilizado em Sistemas do Solaris. No Linux você tem a vantagem de trabalhar tanto na linha de comando quanto na interface gráfica.

A diferença do Linux já começa que de início ele trabalha com extensões de arquivos diferentes, isto variando de distribuição para distribuição, o Linux, por exemplo, não utiliza arquivos.exe a não ser que você use um emulador de sistemas Windows, mas fora isto os tipos de arquivos comuns no Linux são: .bin, .tar.gz, .tgz, .rpm, .deb, .sh, etc. Então isto quer dizer que um programa que funciona no Windows não irá funcionar no Linux a não ser que você o emule e faça rodar, mas o bom são as alternativas para softwares proprietários como o BR Office que seria o Microsoft Office do Windows, aMSN, Kopete, Pidgin, emesene que são alternativas para clientes instantâneos MSN da Microsoft, Amarok, Audacious, Rythmbox que são players de áudio e uma infinidade de programas.

O Linux é um sistema mais leve e mais robusto, isto quer dizer que o Linux consome menos memória e recurso da sua máquina e pode fazer muito mais do que outros sistemas proprietários, a vantagem do Linux é que ele não trava atoa e caso trave você pode muito bem “matar” o processo e iniciar novamente sem ter que reiniciar o sistema. A outra vantagem do Linux é que por o Linux ser um sistema mais avançado e utilizado por Hackers e Crackers a maioria dos vírus são escritos para plataformas Windows, não vou dizer que no Linux não haja vírus, claro que há como em qualquer sistema, mas a quantidade de vírus para Linux em comparação para os sistemas Windows chega a ser ridículo! E outra vantagem é que como somos uma comunidade Open Source, caso seja descoberta um bug ou uma falha os desenvolvedores em todo o mundo trabalham em cima disso e disponibiliza o patch com a atualização automática em questão de algumas horas após a falha ou o bug ser descoberto, tornando assim o Linux um sistema bastante seguro.

Bem já falei bastante sobre o Linux, agora eu recomendo a vocês para fortalecer seus conhecimentos a procurar pelo Guia Foca Linux no http://www.google.com.br e mais para frente estarei disponibilizando mais textos e vídeo aulas em breve.

Um forte abraço a todos.

Wesley0x41 “I make the difference, and you?”

Para Dica de Dica!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

I love ♥ You no Twitter Tabelas | Emoticons | Caracteres € Simbolos Visuåis ☻

♥☺☼ Usando caracteres especiais famoso no twittter, sabemos que uma imagem fala mais que 1000 palavras, e estes símbolos são de grande valia no twitter, já que com um twitter normal só podemos escrever 140 caracteres.



Digo normal porque tem um complemento para firefox chamado shortText.com informado pelo InfoDicas.com em que você pode colocar muito mais do q isso, é possível até mandar uma carta se você precisar.


Voltando ao assunto, temos abaixo a tabela dos quase "emotions" mais usados no twitter: para usar é só copiar e colar
Coração = ♥Espada = ♠Smile 1 = ☺ sorrindoSmiller 2 = ☻em negativoMusica = ♫Som = ♪Bom dia = ☼ solMina = ♀Macho = ♂Ouro = ◊três pontinhos econômico = …crucifixo = †vai e volta = « »Grana = $Certo = √Seta 1= ➤Seta 2 = ➜E não poderia faltar o simbolo do @dicadedica, o triângulo =∆ Agora você pode conhecer a lista completa e usar sua criatividade para enfeitar, enfatizar ou encurtar as suas twittadas.
Link direto para tabela completa e para instala…

Todas as Mutretas de GTA San Andreas

Seguinte pessoal, eu como um fanático por games, me sinto na obrigação de ajudar aqueles que não são tão habilidosos (hehehe... zoeira), portanto trago uma lista completa de mutretas para o clássico GTA San Andreas:

Mutretas: Restauração de veiculos/dinheiro/armas: R1, R2, L1, X, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima.
Armamento enquanto dirige: cima, cima, quadrado, L2, direita, X, R1, baixo, R2, bola.
Suicídio: Direita, L2, baixo, R1, esquerda, esquerda, R1, L1, L2, L1

Super Salto: Cima, cima, triângulo, triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, R2, R2

Vida Infinita: baixo, X, direita, esquerda, direita, R1, direita, baixo, cima, triângulo.

Magro: Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, direita

Musculoso: Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, esquerda

Gordo: Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, baixo.

Respeito máximo: L1, R1, triangulo, baixo, R2, X, L1, cima, L2, L2, L1, L1.

Fôlego Infinito: Baixo, esquerda, L…

Lista de ALIMENTOS INTEGRAIS Ricos em nutrientes e fibras

O processo de refinamento leva a considerável perda de nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tal amido possa ser absorvido, torna-se necessário á presença de vitaminas e minerais. Estas vitaminas, quando não fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos refinados) faz com que o próprio organismo se encarregue de fabricá-las. Levando o paciente a um quadro de empobrecimento vitamínico e mineral que proporciona o desequilíbrio do funcionamento do nosso corpo causando (cansaço físico, cansaço mental, eventualmente ocasionando gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos ombros, artrite...).

A alimentação moderna é composta de alimentos refinados, com conservantes, corantes, estabilizantes, aromatizantes e, além disso, são deficientes em fibras, vitaminas e minerais. Por isso, precisamos consumir alimentos integrais saudáveis como:

Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, são ricos em nutrientes como as fi…

CoinURL