Introdução ao Linux, por Wesley0x41

Retirado do meu blog http://wesley0x41.blogspot.com

Esse texto foi retirado do meu blog e é de minha autoria, escreverei uma série de tutoriais e textos sobre T.I e Linux, com certeza vocês irão gostar. Boa leitura.

Autoria: Wesley Frederico (Wesley0x41)
E-mail: wesley0x4(at)gmail.com

Olá a todos (as), me chamo Wesley, trabalho com T.I e minha área específica é administração de redes Linux/Windows e Segurança da Informação. Tenho um conhecimento avançado em Sistemas GNU/Linux e sistemas Microsoft e estou sempre aprendendo, pretendo fazer faculdade de T.I ou ciência da computação, utilizo Linux desde 2004 começando com Kurumin e depois partindo para distros como o antigo Mandrake, Slackware, Debian, FreeBSD e entre outras distros. O que ensinarei neste texto são conceitos básicos de Linux e a sua história. Então seja bem vindo e me acompanhe.

Primeiramente o que é Linux? O Linux é um sistema operacional livre open-source ou seja ele além de ser grátis podendo fazer o download pela internet nos sites oficiais das distribuições, você pode ter acesso ao código fonte original podendo você estudar, melhorar, modificar de acordo com a licença GPL e ajudar a comunidade Open-Source a crescer cada vez mais, o diferencial do Linux é que um ajuda o outro, você obtém o seu sistema através de sites oficiais sem pagar nada e sem cometer pirataria, tendo um sistema com capacidade superior aos sistemas proprietários de código fechado.

Como surgiu o Linux? Qual é a história dele? O Linux surgiu em 1991 por Linus Torvalds, um universitário finlandês que gostaria de usar um sistema ao jeito dele, mas só que na época não existia Linux o sistema usado na faculdade era o Minix, um sistema baseado em UNIX para a utilização na faculdade, mas só que este sistema o Minix ele queria melhorar, queria colocar ao gosto dele, a filosofia dele era “Criar um Minix melhor que o Minix”, foi daí então que a partir do código fonte ele estudou, modificou e nasceu o primeiro sistema este então chamado Linux, na época o Linux fazia o que era necessário a Linus e com o passar dos tempos foi tendo uma evolução com a ajuda de outros desenvolvedores espalhados pelo mundo que deram a sua contribuição, tornando o Linux o sistema que ele é hoje.

Bem apresentei o que é o Linux agora vamos aos detalhes iniciais que você tem que ter em mente: O Linux por ser baseado em UNIX ele é diferente dos sistemas Windows, como o próprio nome Windows diz ele trabalha com Janelas já o Linux trabalha com Interface Gráfica e modo texto (Shell ou terminal). O que faz aparecer a interface gráfica é o servidor X que é conhecido como o Xorg, ele é o responsável pela parte gráfica do sistema, sem ele o seu Linux seria somente linha de comando. A vantagem do Linux é que você pode trabalhar das duas maneiras ao mesmo tempo, quem se familiariza com Janelas como a grande parte dos usuários que migram do Windows para o Linux podem usar a vontade a interface gráfica, já os Linux and g33k users que estão acostumados com linhas de comando, podem trabalhar muito bem usando o terminal BASH que significa Born Again SHell ou O Shell Renascido, esse BASH é a melhoria do SH só que com várias modificações e facilidades, há outros tipos de Shell como CSH e até mesmo o KSH que é utilizado em Sistemas do Solaris. No Linux você tem a vantagem de trabalhar tanto na linha de comando quanto na interface gráfica.

A diferença do Linux já começa que de início ele trabalha com extensões de arquivos diferentes, isto variando de distribuição para distribuição, o Linux, por exemplo, não utiliza arquivos.exe a não ser que você use um emulador de sistemas Windows, mas fora isto os tipos de arquivos comuns no Linux são: .bin, .tar.gz, .tgz, .rpm, .deb, .sh, etc. Então isto quer dizer que um programa que funciona no Windows não irá funcionar no Linux a não ser que você o emule e faça rodar, mas o bom são as alternativas para softwares proprietários como o BR Office que seria o Microsoft Office do Windows, aMSN, Kopete, Pidgin, emesene que são alternativas para clientes instantâneos MSN da Microsoft, Amarok, Audacious, Rythmbox que são players de áudio e uma infinidade de programas.

O Linux é um sistema mais leve e mais robusto, isto quer dizer que o Linux consome menos memória e recurso da sua máquina e pode fazer muito mais do que outros sistemas proprietários, a vantagem do Linux é que ele não trava atoa e caso trave você pode muito bem “matar” o processo e iniciar novamente sem ter que reiniciar o sistema. A outra vantagem do Linux é que por o Linux ser um sistema mais avançado e utilizado por Hackers e Crackers a maioria dos vírus são escritos para plataformas Windows, não vou dizer que no Linux não haja vírus, claro que há como em qualquer sistema, mas a quantidade de vírus para Linux em comparação para os sistemas Windows chega a ser ridículo! E outra vantagem é que como somos uma comunidade Open Source, caso seja descoberta um bug ou uma falha os desenvolvedores em todo o mundo trabalham em cima disso e disponibiliza o patch com a atualização automática em questão de algumas horas após a falha ou o bug ser descoberto, tornando assim o Linux um sistema bastante seguro.

Bem já falei bastante sobre o Linux, agora eu recomendo a vocês para fortalecer seus conhecimentos a procurar pelo Guia Foca Linux no http://www.google.com.br e mais para frente estarei disponibilizando mais textos e vídeo aulas em breve.

Um forte abraço a todos.

Wesley0x41 “I make the difference, and you?”

Para Dica de Dica!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas