Otimizando o desempenho do computador

Ás vezes nos deparamos com situações em nossas máquinas que são um tanto desagradáveis. Programas que demoram a iniciar, milhões de arquivos de logs, vírus e travamentos. Isso até parece roteiro de filme!

Mas como melhorar a situação? Precisa-se de formatação? Nada disso. Abaixo, algumas sugestões de como melhorar o desempenho da sua máquina gastando zero reais.

1º. Limpando o PC.
Há programas gratuitos que fazem a limpeza de arquivos do seu computador. Não, eles não apagam seus arquivos úteis, mas sim os desnecessários. Não, eles não apagam seus arquivos pessoais, mas sim páginas da web descarregadas automaticamente (cache), logs de sistema e outros arquivos de sistema que você nunca vai usar na vida. Entre os limpadores, o melhor é o CCleaner. Ele faz a limpeza de modo muito rápido e eficiente. Você notará a diferença depois de algumas escaneadas.


Apesar de na imagem ele estar em inglês, o programa é todo em Português do Brasil. Para baixá-lo, clique no link abaixo:


2º. Limpando o Registro.
O Registro é basicamente um conjunto de informações que são necessárias para a boa inicialização do sistema. Porém, muitas entradas de registro inválidas fazem o sistema demorar muito para carregar. O próprio CCleaner faz o serviço por você, basta clicar no botão Registro e seguir as informações recomendadas.

3º. Desfragmentando o disco rígido.
Quando você usa muitos programas ou instala muitas coisas, o disco rígido vai guardando seus dados de modo desordenado, como em pedacinhos. O desfragmentador "junta" esses pedacinhos para perto do programa. Isso evita que o sistema fique "procurando" esses pedacinhos, acelerando o desempenho do sistema. Um dos melhores nesse quesito é o Auslogics Disk Defrag. Muito rápido, estável e eficaz.


O programa não está disponível em Português, mas é muito fácil de usar. Para baixar, clique no link abaixo:


Use e abuse dessas dicas!


Dica enviada por Rodrigo Justi.
Para mais assuntos relacionados à Informática, visite meu blog:
Postar um comentário

Postagens mais visitadas