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CAFÉ DA MANHÃ: NÃO SAIA DE CASA SEM ELE



UMA PRIMEIRA REFEIÇÃO NUTRITIVA É FUNDAMENTAL PARA COMEÇAR BEM O DIA.
Se você é do tipo que acorda com pressa e vai trabalhar de estômago vazio, você começa mal o seu dia. Estudos recentes mostam que a falta de atenção durante as aulas da manhã é sempre maior entre crianças e adolescentes que não têm o hábito de tomar café da manhã. A mesma coisa acontece com os adultos. Os que pulam o café da manhã têm o rendimento comprometido no trabalho. O nível de energia dessas pessoas está baixo, portanto, o corpo não consegue trabalhar direito, falta combustível. “Quando acordamos, o corpo encontra-se em jejum por causa das horas que passamos dormindo. Por isso, é fundamental ingerir alimentos. Eles garantem a energia que será gasta dali em diante”, explica a nutricionista Carolina Pimentel, professora da Universidade Paulista.
E dizer que não tem vontade de comer durante a manhã não é desculpa, mas sinal de alimentação errada. “A falta de fome ao acordar é indício de que a pessoa comeu muito antes de dormir. E isso não é bom, explica Carolina. Deitar de barriga cheia atrapalha o sono, pode causar indigestão, azia, entre outros problemas. O melhor é pegar leve à noite e deixar para matar a fome na manhã do dia seguinte. Um café da manhã nutritivo é composto dos três grupos de alimentos fundamentais para o nosso organismo: leite e seus derivados, que são fontes de proteína, cálcio e vitamina D; frutas, que possuem alta concentração de fibras, vitaminas e sais minerais, e cereais, que fornecem carboidratos.
VOCÊ TAMBÉM DEVE…
…fazer de cinco a seis refeições por dia. O ideal é não ficar mais do que três horas sem comer. Isso retarda o metabolismo e aumenta a concentração de gordura no corpo, além de aumentar a fome;
…comer devagar, mastigando bem os alimentos, em um ambiente tranquilo;
…beber bastante água, de 6 a 8 copos diariamente. A água, ajuda a limpar o organismo, entre outras funções;
…praticar exercícios físicos regularmente.
E PRA QUE SERVE?
Carboidratos:
São fonte de energia para o corpo. A criançada, que vivem correndo e pulando, e os atletas precisam muito deles.
Proteinas:
Elas ajudam a constuir e recuperar os tecidos e órgãos do corpo.
Vitaminas e sais minerais:
Atuam no crescimento, ajudam a manter o sistema de defesa do corpo, entre muitas outras funções.
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