DICAS LEI SECA sobre -> Bafômetro Caseiro, Relógio Bafometro de Pulso e Quando Voltar a Dirigir

Vou dividir esse post em 5 partes e nele vou mostrar tudo que os leitores do DicaDeDica precisam saber sobre a lei seca e como se prevenir de multas e arrependimentos por não ter se cuidado na hora de dirigir!

Parte 1) Lei Seca:

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).

Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.

Segundo Marcos Pantaleão, advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB. "Este dispositivo, em tese, fere o princípio constitucional que ninguém é obrigado a produzir prova contra si próprio", afirma.

Fonte e tire mais dúvidas:
Portal G1

Parte 2) Tutorial ensina como criar seu próprio Bafômetro caseiro:

Material:
1 Um balão de Aniversário
1 pequeno Tubo de polietileno transparente de 4mm de diâmetro
Chumaços de algodão
Dicromato de potássio (Cr207)

Modo de preparo:

Bafômetro é o aparelho que mede o teor de álcool no sangue através do sopro. Um bafômetro "caseiro", bolado pela Universidade de São Paulo, pode ser improvisado por um pequeno tubo de polietileno transparente de 4 mm de diâmetro, no qual se introduz algodão impregnado de dicromato de potássio (Cr2O7) que, em seu estado natural, tem a cor alaranjada.

bafômetro caseiro

A pessoa que tenha ingerido bebida alcoólica a ser testada, deve soprar numa bexiga e, após, conectar o tubo à mesma para esvaziá-la. Se houver mudança de cor, para verde (Cr na reação abaixo), a pessoa está alcoolizada.

Veja a reação:

Cr2O7 + 8H+ + CH3CH2OH -----> Cr+++ + 3CH3CHO + 7H 2O

Materiais de apoio:
Experiencia 1 - http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/quimsoc.pdf
Experiencia 2 - http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper2.pdf

Fonte:
Bafometro caseiro - www.ufrrj.br

Parte 3) Relógio Bafômetro de Pulso

Os chineses inventaram uma boa alternativa aos bafômetros convencionais, são os bafômetros pessoais em formato de celulares e relógios de pulso. eles já podem se adiquiridos em sites chineses, com ele você vai medir o teor de álcool no seu sangue de forma rápida assim podendo saber de antemão a hora de voltar a dirigir depois de tomar umas.

AAT088 Mini
AAT101
AAT168-plus
AAT188 (Patented)
AAT188-plus
AAT190(Patent Pending)
AAT198-pro
FiT 208S


Site de hong kong para solicita e adquirir o produto:
(Tem que enviar solicitação em chinês ou inglês)
http://www.aap.com.hk/en/products.php?pageno=1&cat_id=4#


Parte 4) Enchi a cara quando posso voltar a dirigir?

Quanto tempo esperar para assumir o volante? 1 copo de cerveja (200 ml) ou 1 taça de vinho (100 ml) : entre 1h e 2h. (G1)

“Uma taça de vinho demora cerca de 3 horas para ser eliminada pelo organismo. Uma lata de cerveja, cerca de 4 horas”. (ESTADÃO)

“Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo do que isso. O mais garantido é que o motorista possa dirigir depois de 24 horas”. (G1)

“De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo – já uma dose de uísque leva mais tempo”. (VEJA)

Parte 5) Dicas e sugestões

Para os degustadores de álcool:
Em um bar não fique muito tempo sentado, porque quanto mais você se movimenta melhor percebe o efeito do álcool e pode perceber a hora de parar.
Para o casal ou roda de amigos, sorteie uma pessoa para não beber naquela noite, tenha dinheiro para pegar um tax (nem todos aceitam cartão), tenha um bafômetro e espere até que o nível de álcool do seu organismo cheque a zero.
Planeje e decida as atitude que você irá tomar antes de beber porque um dos efeitos do alcool é diminuir o desempenho intelectual e reduzir a força de vontade.

Para a pessoa que vai ficar responsável por dirigir para os amigos ou casal depois da farra:
1 Certifique-se de não ter consumido náda alcoólico nas 20 horas anteriores a farra.
2 Recolher a chave do carro dos amigos antes deles começarem a beber.
3 Tenha sempre o endereço e o telefone da casa de cada um e dinheiro para emergência.
4 Beba apenas agua, suco, refrigerante ou cerveja sem álcool e boa sorte!!!

Para restaurantes:
Uma boa idéia do DicaDeDica para os restaurantes é oferecer o serviço de bafômetro com chofer para os clientes. Assim o restaurante ganha por cobrar pelos os serviços e o cliente ganha por economizar na multa que iria receber se fosse pego alcoolizado ao volante e tambem ajuda a evitar acidentes.

Se você gostou das dicas salve nos favoritos e envie aos seus amigo, obrigado DicaDeDica!!!





Gusto? Então copie esse post para seu Blog:



2 comentários

Postagens mais visitadas