Pular para o conteúdo principal

DICAS LEI SECA sobre -> Bafômetro Caseiro, Relógio Bafometro de Pulso e Quando Voltar a Dirigir

Vou dividir esse post em 5 partes e nele vou mostrar tudo que os leitores do DicaDeDica precisam saber sobre a lei seca e como se prevenir de multas e arrependimentos por não ter se cuidado na hora de dirigir!

Parte 1) Lei Seca:

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).

Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.

Segundo Marcos Pantaleão, advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB. "Este dispositivo, em tese, fere o princípio constitucional que ninguém é obrigado a produzir prova contra si próprio", afirma.

Fonte e tire mais dúvidas:
Portal G1

Parte 2) Tutorial ensina como criar seu próprio Bafômetro caseiro:

Material:
1 Um balão de Aniversário
1 pequeno Tubo de polietileno transparente de 4mm de diâmetro
Chumaços de algodão
Dicromato de potássio (Cr207)

Modo de preparo:

Bafômetro é o aparelho que mede o teor de álcool no sangue através do sopro. Um bafômetro "caseiro", bolado pela Universidade de São Paulo, pode ser improvisado por um pequeno tubo de polietileno transparente de 4 mm de diâmetro, no qual se introduz algodão impregnado de dicromato de potássio (Cr2O7) que, em seu estado natural, tem a cor alaranjada.

bafômetro caseiro

A pessoa que tenha ingerido bebida alcoólica a ser testada, deve soprar numa bexiga e, após, conectar o tubo à mesma para esvaziá-la. Se houver mudança de cor, para verde (Cr na reação abaixo), a pessoa está alcoolizada.

Veja a reação:

Cr2O7 + 8H+ + CH3CH2OH -----> Cr+++ + 3CH3CHO + 7H 2O

Materiais de apoio:
Experiencia 1 - http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/quimsoc.pdf
Experiencia 2 - http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/exper2.pdf

Fonte:
Bafometro caseiro - www.ufrrj.br

Parte 3) Relógio Bafômetro de Pulso

Os chineses inventaram uma boa alternativa aos bafômetros convencionais, são os bafômetros pessoais em formato de celulares e relógios de pulso. eles já podem se adiquiridos em sites chineses, com ele você vai medir o teor de álcool no seu sangue de forma rápida assim podendo saber de antemão a hora de voltar a dirigir depois de tomar umas.

AAT088 Mini
AAT101
AAT168-plus
AAT188 (Patented)
AAT188-plus
AAT190(Patent Pending)
AAT198-pro
FiT 208S


Site de hong kong para solicita e adquirir o produto:
(Tem que enviar solicitação em chinês ou inglês)
http://www.aap.com.hk/en/products.php?pageno=1&cat_id=4#


Parte 4) Enchi a cara quando posso voltar a dirigir?

Quanto tempo esperar para assumir o volante? 1 copo de cerveja (200 ml) ou 1 taça de vinho (100 ml) : entre 1h e 2h. (G1)

“Uma taça de vinho demora cerca de 3 horas para ser eliminada pelo organismo. Uma lata de cerveja, cerca de 4 horas”. (ESTADÃO)

“Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo do que isso. O mais garantido é que o motorista possa dirigir depois de 24 horas”. (G1)

“De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo – já uma dose de uísque leva mais tempo”. (VEJA)

Parte 5) Dicas e sugestões

Para os degustadores de álcool:
Em um bar não fique muito tempo sentado, porque quanto mais você se movimenta melhor percebe o efeito do álcool e pode perceber a hora de parar.
Para o casal ou roda de amigos, sorteie uma pessoa para não beber naquela noite, tenha dinheiro para pegar um tax (nem todos aceitam cartão), tenha um bafômetro e espere até que o nível de álcool do seu organismo cheque a zero.
Planeje e decida as atitude que você irá tomar antes de beber porque um dos efeitos do alcool é diminuir o desempenho intelectual e reduzir a força de vontade.

Para a pessoa que vai ficar responsável por dirigir para os amigos ou casal depois da farra:
1 Certifique-se de não ter consumido náda alcoólico nas 20 horas anteriores a farra.
2 Recolher a chave do carro dos amigos antes deles começarem a beber.
3 Tenha sempre o endereço e o telefone da casa de cada um e dinheiro para emergência.
4 Beba apenas agua, suco, refrigerante ou cerveja sem álcool e boa sorte!!!

Para restaurantes:
Uma boa idéia do DicaDeDica para os restaurantes é oferecer o serviço de bafômetro com chofer para os clientes. Assim o restaurante ganha por cobrar pelos os serviços e o cliente ganha por economizar na multa que iria receber se fosse pego alcoolizado ao volante e tambem ajuda a evitar acidentes.

Se você gostou das dicas salve nos favoritos e envie aos seus amigo, obrigado DicaDeDica!!!





Gusto? Então copie esse post para seu Blog:



Comentários

Anônimo disse…
vc tem e-mail de contato? - crisbull@gmail.com
dicadedica disse…
tenho meupcweb20@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 Programas Gratuitos Para Animar suas Festas

Agora chegando 2009, um ano com muitos feriados e com certeza com muitas festas!!!! Eu quero deixa alguns softwares que vão animar todas elas. Recomendo 5 programas e o Frest on fire é o melhor deles, mais como cada um tem sua utilidade é recomendável variar entre os programas de acordo com o publico da festa. O FrestOnFire que é o clone do Guitar Hero para PC e em português é o melhor para ser usado durante a festa e a qualquer hora, mais veja a lista abaixo esses são na minha opinião os 5 melhores programas gratuitos para animar qualquer festa. Se lembrarem de outros que estou es favor comentar ;) ------ Frets On Fire - (Guitar Hero - Clone Para PC) "Agarre seu teclado e mostre quem é que manda em incríveis solos de guitarra neste jogão emocionante!" - Aproveitando o novo nicho de mercado que o jogo abriu, foi desenvolvido Frets On Fire, seguindo o mesmo estilo de Guitar Hero com duas grandes vantagens: gratuito e em português! Frets On Fire oferece três músicas difere

Maneira fácil de contabilizar as visitas

Sei que muitos blogueiros já sabem, mais essa dica é muito importante para aqueles que estão dando os primeiros passos na blogosfera, listo abaixo os melhores sistemas que achei para contabilizar as visitas de forma gratuita dos meus blogs e sites! Para saber: Quantos usuários online, em que lugar e o que estão vendo no seu site ou blog é só add o elemento de página do site whos.amung.us . De onde estão vindo as visitas, a orígen dos visitantes que acessão seu site coloque o elemento de pagina do site e-referrer . Simplesmente o numero de visitas, tem o elemento de pagina do site amazingcounter . Nenhum desses widgets nunca me deram problemas por isso uso e recomendo sem ganhar nada com isso!!! Se souberem de algo melhor, podem ficar a vontade para postar seus comentários!!! Origem dos visitantes do DicaDeDica! www.e-referrer.com

Papercraft e PaperToys: Animes e Cartoons em Brinquedos de Papel

É uma pena que muitos cartoons e animes que assistimos na internet não encontramos para vender em bonecos no Brasil. Mais isso não impede que a galera que é fã destes animes tenha sua própria miniatura feita pelas próprias mãos, e para ajudar esta galera, eu mostro a galeria que achei dos Brinquedos de papel, chamados de Papercraft dos animes e cartoons mais famosos que está bombando na internet. Vídeo Tutoral PaperCraft Instruções: Como Montar um PapeCraft: 1 - Baixe o pdf do personágem 2 - Tenha instalado uma o leitor de pdf se não tiver baixe e instale aqui 3 - Imprima no modo colorido na folha de papel A4 4 - Recorte as peças seguindo as instruções do arquivo pdf (Peça supervisão de um adulto) 5 - Para melhor resistência cole as peças recortadas em cartolina ou papel cartão... 6 - Dobre as arestas serrilhadas 7 - Cole seguindo o modelo indicado nas intruções... Pronto Galeria PapeCraft Animes Brinquedos de papel todos os níveis: Death Note 1 Light Yagami Baixar RYUK é SHINIGAM